top of page

Esquenta -T1

  • Foto do escritor: Gabriel Agapito
    Gabriel Agapito
  • 3 de mai. de 2024
  • 10 min de leitura


Gabriel:

Boa noite a todos e sejam bem vindos a mais um Esquenta desta noite maravilhosa!

Lembrando que estou com vocês aqui de quinta até ao sábado, trazendo informações e novidades.


Gabriel:

O programa de hoje promete e vamos esperar e ver o que vai acontecer.

Vocês sabem que entramos no mês das mães e é claro que reservamos pra você uma receitinha básica pra comemorar essa data especial.

Vamos lá!

Vem comigo.



Gabriel:

Antes de mostrar a receitinha pra vocês, vamos primeiro entender como surgiu o dia das mães e por que é comemorado no segundo domingo de maio.


Gabriel 


Origem do Dia das Mães

O Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX, sendo idealizado por Anna Jarvis. Ações para homenagear as mães, e todo o seu carinho e dedicação para com seus filhos, não foram uma exclusividade dos norte-americanos, uma vez que os historiadores comprovaram que povos da Antiguidade já as promoviam.


Quando o Dia das Mães chegou ao Brasil?


A chegada do Dia das Mães ao Brasil foi resultado da popularização da celebração nos Estados Unidos. A forte influência da cultura norte-americana no país fez com que essa data chegasse aqui. A primeira celebração do tipo, no Brasil, aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

A oficialização do Dia das Mães foi realizada durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas, a partir do Decreto nº 21.366, de 3 de maio de 1932. Aqui, como nos Estados Unidos, determinou-se que a data seria celebrada no segundo domingo do mês de maio. Atualmente é uma celebração muito importante para os brasileiros, pois ressalta toda a importância que as mães têm na vida deles.


Data do Dia das Mães

Como percebemos, o Brasil seguiu a tradição norte-americana e determinou que o Dia das Mães deve ser realizado no segundo domingo de maio. Entretanto, essa comemoração não é feita nessa data em todos os países do mundo. Os nossos vizinhos argentinos, por exemplo, comemoram esse dia no terceiro domingo de outubro. Portugal e Espanha comemoram-no no primeiro domingo de maio.

Assim, vemos que cada país comemora o Dia das Mães na data que lhe convém, mas, independentemente de quando, o importante é prestar a homenagem a essa figura tão importante nas nossas vidas.


Gabriel:

E esse é só um breve resumo sobre o dia das mães, no geral a história é bem mais longa …


Gabriel:

E vamos de receitinha?

Bom pra esse dia exitem diversos pratos e vai de acordo com a criatividade de cada um. Aqui eu escolhi Lasanha de Berigela

Um prato mais leve e mais suculento.

Pois bem em nossa bancada está os ingredientes que vamos usar são eles…



Ingredientes


1 colher de sopa de margarina

1/2 cebola picadinha bem fina

1 tablete de caldo de legumes

1 embalagem grande de molho de tomate

1/2 cebola picada bem fina

1 dente de alho

1 colher de margarina

1 xícara de água

Orégano a gosto

1 pacote de massa de lasanha para microondas

1 beringela grande fatiada em rodelas

300 g de muçarela

50 g de parmesão ralado


Modo de Preparo


Derreta a margarina e refogue a cebola até dourar, acrescente o alho. Quando estiver bem refogada, tempere com o caldo de legumes, junte o molho de tomate e a água e leve para ferver e apurar o molho. Quando estiver quase pronto, tempere com o orégano. Reserve. Em um refratário grande, despeje um pouco do molho, arrume as folhas da lasanha por cima. Despeje por cima mais um pouco de molho e arrume por cima todas as rodelas de beringelas. Intercale, molho, massa lasanha e fatias de muçarela até terminar os ingredientes. A última camada deverá ser de molho e polvilhe queijo ralado. Leve para assar por trinta minutos.



Gabriel:

Que delícia, gente!

É uma receita saudável, prática, rápida e fácil, que coisa boa diz aí se você gostou ou não ?


Gabriel:

Já que provamos da receita, agora vamos para um bate papo com nosso convidado especial de hoje.



Gabriel:

E estamos recebendo hoje aqui o presidente e um dos administradores da Ranable Webs.


Gabriel:

Boa noite Ezel, seja muito bem vindo ao nosso programa.

Como está?


Ezel:

Olá! Boa noite, Gabriel!

Obrigado! Estou bem e você?


Gabriel:

Que bom, estou bem também.

E pra começarmos quais as novidades da emissora pro mês de maio a qual você comanda?


Ezel:

A Ranable Webs tem várias obras previstas para estrear neste mês. Dentre elas, estão: Inferno Urbano do Wanderson Albuquerque, Entrelaçados que é do Andie Araújo e Entre Laços Quebrados do Vicente Abreu.

Além desses títulos, vou falar com exclusividade para vocês, a nossa próxima websérie: "A Grande Criança e o Planeta Relógio", que também chegará neste mês.


Gabriel:

Uau, creio que o público vai adorar.

E com relação aos leitores o público continua crescendo?


Ezel:

Eu acredito que no geral o público do MV vem reduzindo, a cada dia. Mas assim, cabe às emissoras buscar inovar, trazer novas histórias e conquistar novos públicos.


Gabriel:

Verdade.

E com relação a administração de uma emissora sabemos que a responsabilidade é muito grande, gostaria de saber como você lidera tudo isso, tem algum planejamento ou estratégia?


Ezel:

Gabriel, você trabalhou comigo, não foi? Sabe que eu gosto de tudo planejado e alinhado. Às vezes até exagero nisso. Mas é necessário essa organização, para que tudo saia como esperado e assim resulte em algo produtivo para o público e para nós.


Gabriel:

Sem dúvida o alinhamento é primordial em contar com a equipe para cada situação.

E falando de suas tramas, há alguma em vista ?


Ezel:

Sim, eu sempre deixo meus colegas, da direção da emissora, por dentro de todo o planejamento.

Eu estou com uma trama no ar, "O Troco" , que estreou no final de Janeiro e ainda não acabou.


Gabriel:

E que cenário sua web trás?

É uma web cotidiano? Aborda algum tema atual?


Ezel:

O Troco é ambientada em Macaé e no Rio de Janeiro. Conta a história de vingança de uma jovem deficiente visual, que sofre um golpe do namorado e acaba decidindo dar o troco nele. Para isso, após fazer uma cirurgia e voltar a enxergar, ela se muda para o condomínio do vilão e planeja uma forma de se vingar dele.

Um dos temas atuais que é abordado na história, é a batalha do personagem Anthony para conseguir passar em um concurso. Acredito que essa é a realidade de muitos jovens no nosso país e eu acho válido retratar essa luta nas histórias.


Gabriel:

São bem fortes os personagens, realmente pra vencer na vida o estudo vale muito. Concordo com sua colocação quanto a esse assunto.

E para o futuro pretende ingressar em algo grande dentro da emissora?


Ezel:

Eu não sei se quero me envolver tão rapidamente em outro projeto. É bem complicado escrever e administrar a emissora ao mesmo tempo. É provável que eu fique alguns meses sem escrever nenhuma obra.


Gabriel:

Ok!

E como presidente de uma emissora virtual você ao mesmo tempo sofre muitas críticas?


Ezel:

Até que não. Claro que todas as críticas direcionadas à emissora, refletem na minha administração. Mas, neste momento, eu não vejo tantas críticas. Até porque, há uma escassez no número de portais de notícias e blogs do MV.


Gabriel:

Entrando nesse assunto tem uma pergunta polêmica rsrs

Ezel me responde uma  dúvida: Todos sabemos que Ondas do Amor e Rebelde Para Sempre foi escrita para o TOD, corre boatos nos bastidores  sobre ambas as novelas que você não quer liberar as trama para nosso streaming Re - Read? Por que? Ricky Nascimento propôs uma troca, ele liberava Rebelde e Ondas para o Ranable e você liberava as Teen Workout (criada por mim): Sentindo o Amor e A menina na porta, por que você não aceitou?


Ezel:

São somente boatos mesmo, porque eu nunca falei que não iria liberar. Eu nem soube dessa proposta e tampouco respondi se aceitava ou não. Isso não ocorreu, simplesmente porque eu não tenho contato com o presidente da emissora. E isso se dá por razões, que acredito, todos já conhecem.


Gabriel:

Entendido.

E em decepções dentro da emissora da Ranable conseguiu lhe dar com alguma, ou simplesmente não ocorreu nenhuma?


Ezel:

Decepções sempre acontecem em qualquer lugar. Eu acho que a gente tem que aprender a lidar com ela, perdoar se possível e seguir em frente.


Gabriel:

Outra pergunta: Me conta amigo, no programa especial esquenta TOD, teve uma polêmica com o seu nome, Bruno Daniel (então admin e autor do Blog) acusou vossa senhoria de dar palpites e reescrever Solar do Amor e principalmente Luz da vida que até então foi cancelada pela Ranable. Também tem uma treta que aconteceu com você e Ricky Nascimento relacionado a Oh My God, onde Ricky Nascimento foi chutado da Ranable. Podemos afirmar que você gosta de mexer ou tentar mudar as coisas dos outros, Isso não seria muito egoísmo, tentar mudar a escrita das pessoas?


Ezel:

Meu querido, você já teve alguns projetos exibidos na Ranable, eu fiz alguma mudança nesses?


Gabriel:

Eu particularmente não tive nenhuma, fato que às vezes eu falava pra corrigir se houvesse erro.


Ezel:

Bruno Daniel é um autor novato que está se adequando à prática da escrita de webnovelas. Ele não deve saber, mas é comum às sugestões entre os autores no MV, inclusive muitos deles pedem esses "palpites" do qual ele falou. 


Sobre as mudanças que ocorreram nos capítulos das obras do Bruno, eu fiz sim, porque eram necessárias.

Solar do Amor, eu era supervisor e sempre avisei sobre as mudanças. O autor nunca se opôs às mudanças.


No caso de Luz da Vida, eu vi que ele continuava cometendo o mesmo erro do roteiro da obra anterior. Eu mandei para ele refazer os capítulos várias vezes, já que os mesmos não estavam organizados. Haviam muitos erros ortográficos e também na elaboração do capítulo, a estrutura não colaborava. 

Mas os capítulos voltavam praticamente iguais. Eu resolvi só mexer na formatação e algumas poucas cenas. Avisei ao autor que iria mudar. 

Se ele não curtia o que eu fazia, era só falar, para mim!


O pessoal pode me perguntar porque eu aprovei a sinopse das obras de Bruno Daniel, sendo que o texto não estava exatamente adequado. Poderia ter reprovado? Sim. Mas eu achei que ele iria ler as outras webs, comparar o roteiro dessas e assim se inspirar para fazer o seu. Assim como eu fiz no início, li muitas webs e aos poucos fui aperfeiçoando a escrita do formato. 

Porém, isso não aconteceu e eu tive que, supervisionar e ajudar na escrita para a web ir pro ar. 


Eu posso ter errado, mas a intenção não era invadir a história de ninguém e sim dar espaço para quem estava chegando. Tudo bem, tudo ótimo, serve de aprendizado para os próximos autores que chegarem com textos preguiçosos.


Sobre a "treta" com Oh, my god, prefiro nem falar, porque é algo que já falei várias vezes, tomou uma grande proporção e que nem vale a pena está revivendo isso. 


Para finalizar, gostaria de dizer que eu não tento mudar escrita de ninguém. Eu só procuro fazer com que às obras sejam postadas com um texto no mínimo agradável aos olhos de quem lê. Pois é pior para o autor, se postar o texto de qualquer jeito, isso infere diretamente na audiência da obra. 


Continuarei a fazer mudanças em texto, se preciso. Farei isso com autorização do autor, é claro. Agora desta vez não vou cair nas mensagens temporárias não, vou guardar as provas bem guardadas.


Gabriel:

Então no caso segundo você foram acusações infundadas a seu respeito ?


Ezel:

Foram informações equivocadas que passaram.


Gabriel:

Certo

Tudo foi esclarecido de forma ágil e pacífica.

E sua relação atual com o idealizador do Tod?


Ezel:

Atualmente não tenho nenhuma relação com ele. Para ser sincero, não pretendo ter.


Gabriel:

Respeitável seu comentário.

Voltando às questões das Webs, você sente falta de alguma web sua que você gostou de fazer?


Ezel:

Rebelde Para Sempre foi uma história muito especial para mim. A leveza dela e união dos personagens faziam eu me sentir bem, quando escrevia. Eu gostei muito de escrever e tenho saudade dos personagens. Tanto que pretendo algum dia fazer outra webnovela, derivada dela..


Gabriel:

Muito bom!

Sucesso.

E você como presidente já pensou entrar em alguma parceria com outra emissora?


Ezel:

Eu não descarto essa possibilidade, não. A união entre emissoras pode ser algo proveitoso para ambas e para o MV.


Gabriel:

E a audiência no geral, atende a expectativa da emissora?


Ezel:

Sim. As obras têm correspondido muito bem às expectativas.


Gabriel:

Muito bom, parabéns!


Ezel:

Obrigado.


Gabriel:

Durante sua gestão quais obras foram bem destacadas?


Ezel:

Eu acho que muitas obras tiveram boa repercussão nesse um ano de gestão na Ranable Webs. Posso afirmar que Budapeste foi a que se tornou um fenômeno, mas muitas outras também foram sucesso.


Gabriel:

E quanto a premiação anual, o Ranable conquistou muitos ?


Ezel:

Sim, 2023 foi um ano glorioso para a Ranable. Muitas indicações e prêmios que nos deixaram muito felizes.

Inclusive o nosso programa Sintonia, foi indicado ao FELIPA AWARDS, assim como Saramandaia e Vento Norte.

Já no PRÊMIO GÊNEROS, Budapeste, Saramandaia, Sagrada Família, Passional e Lágrimas em silêncio tiveram indicações. Bruno Daniel inclusive foi indicado por Solar do Amor.


Gabriel:

Muito bom, fico feliz.

Pelo que sei a Ranable não teve nenhum reality, com relação a isso você pretende algum dia adicionar a grade de programação?


Ezel:

Sim. Estamos com um projeto de reality em estudo. Não podemos dar muitas informações no momento, mas será algo diferente.


Gabriel:

Isso pode incluir no site ou via Whatsapp?


Ezel:

Os dois. Pois no site não tem como acontecer os debates entre participantes. A gravação deve acontecer no WhatsApp e o mesmo ser exibido no site.


Gabriel:

Interessante.

Se não me engano o programa sintonia está no ar já tem mais ou menos três anos, você pretende também futuramente mudar a grade do mesmo ou incluir mais programas?


Ezel:

Sim, vamos para o terceiro ano já.

A estrutura e formato do programa vem mudando ao longo do tempo. Sempre buscamos trazer novos quadros e atualizar o programa ao gosto do público do MV.

Sobre outros programas, além do citado, somente o Primeira Impressão está no planejamento para esse ano.


Gabriel:

Legal!

Mudanças é sempre bom

E amigo infelizmente nosso tempo acabou e muito obrigado por está aqui.

Desejo muito sucesso ao Ranable e a você.


Ezel:

Muito obrigado, Gabriel! Agradeço o espaço cedido. Boa sorte para você nessa nova jornada, aqui no MV.


Gabriel:

Obrigado!

As portas do Esquenta estarão sempre abertas quando quiser vir.


Gabriel:

Um papo muito bom, e infelizmente o programa de hoje fica por aqui e fiquem agora com as emoções finais de Rouxinol e até amanhã.


O apresentador sai e a Câmera desfoca



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

©2024. The Open Door. Todos os direitos reservados. PLÁGIO É CRIME!

bottom of page